Notícias

Data: 2017-07-12
  • VM

Ana Brito, Clara Torres, Inês Martins e Rosa Oliveira são as jovens criadoras do quinto livro de Banda Desenhada da Viagem Medieval. São alunas de topo, metódicas, focadas nos seus objetivos e atentas às oportunidades que os projetos culturais do seu concelho proporcionam aos jovens. Mesmo em época de exames nacionais, aceitaram o desafio e vão deixar a sua marca num evento de referência internacional.

Para estas quatro jovens de 16 e 17 anos, alunas do 11º ano de Artes Visuais da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, o mais importante neste desafio lançado pela Câmara Municipal é a experiência de participar num projeto cultural de dimensão internacional e testar novos limites, depois da sua participação no projeto “Manifesto” do festival Imaginarius, sempre com o apoio incondicional da família.

As alunas receberam um guião com os momentos mais marcantes do reinado de D. Afonso IV e da trilogia “Fome, Peste e Guerra”, e estão a criar as pranchas, tendo como foco o público infantil. Querem passar às crianças uma imagem clara, ligeira e descontraída deste capítulo da história de Portugal, recorrendo a uma linguagem simples, ao humor e mesmo à caricatura para aligeirar os episódios mais sombrios.

À semelhança das edições anteriores, o quinto livro de BD terá uma versão a cores e outra para colorir – mil exemplares de cada –, estando disponível para oferta no espaço “Pequenos Guerreiros” durante a Viagem Medieval.

A 21ª edição da Viagem Medieval realiza-se no centro histórico de Santa Maria da Feira de 2 a 13 de agosto de 2017, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho. Ao longo de 12 dias serão recriados episódios do reinado de D. Afonso IV, tendo como mote a “trilogia dos horrores” – Fome, Peste e Guerra.