Termos e condições de acesso e permanência no recinto do evento
Visitantes
O acesso ao recinto do Evento é efetuado por 9 pórticos de entrada, devidamente identificados e distribuídos pelo recinto. A entrada no recinto, por qualquer adulto ou criança maior de 5 (cinco) anos inclusive, é feita mediante apresentação, junto dos colaboradores da organização, de bilhete diário válido ou de pulseira. É aconselhável a colocação da pulseira “criança segura” disponibilizada nos pórticos de acesso do Evento, para todos os visitantes com idade igual ou inferior a 10 anos.
A pulseira de acesso é pessoal e intransmissível, não podendo ser devolvida ou trocada. Em caso de perda ou má conservação da pulseira, não será autorizado o acesso ao recinto da Viagem Medieval;
Em caso de uso de pulseira, a mesma deverá ser ajustada ao pulso de modo a que não seja suscetível de ser retirada. O utilizador da pulseira deve permitir que o controlador de entrada verifique e ajuste a mesma ao pulso.
A pulseira poderá ser substituída, em local indicado pela organização, por cartão que identifique o requerente, em casos profissionais e/ou de saúde devidamente comprovados.
O cartão de acesso deverá ser apresentado, devidamente preenchido, juntamente com o documento de identificação, aquando da entrada no recinto.
O bilhete diário é válido, apenas, para o dia indicado, não podendo ser devolvido. Não existindo validação/utilização, o bilhete poderá ser usado em dia em que o valor do mesmo seja igual ou inferior. O titular do bilhete perderá todos os seus direitos ao sair do recinto, não sendo permitidas reentradas.
O titular do bilhete ou pulseira reconhece que a sua imagem possa ser captada e gravada durante a realização do evento, pelo que cede, desde já, a título gratuito e definitivo, à Organização todos os direitos de imagem que possui sobre a mesma.
É expressamente proibida a entrada no recinto de todo e qualquer tipo de alimentos/bebidas, substâncias, bem como de objetos que possam ser considerados perigosos pela Organização do Evento, ou que possam gerar ou possibilitar atos de violência ou ainda que sejam proibidos pela legislação em vigor, nomeadamente latas, selfie sticks e armas de fogo, material produtor de fogo-de-artificio, engenhos ou artefactos pirotécnicos ou produtores de efeitos análogos;
Na entrada do recinto, o público poderá estar sujeito a inspeções e remoção de objetos não autorizados;
Será recusada a entrada e permanência no recinto da Viagem Medieval a qualquer pessoa que demonstre um comportamento violento, agressivo ou contrário à ordem pública, apresente sintomas de embriaguez ou de ter consumido drogas, ou que recuse desapropriar-se de objetos não permitidos e não autorizados;
Uma vez existindo locais para o efeito, o visitante não poderá efetuar qualquer tipo de necessidade fisiológica fora dos WC existentes no recinto.
O visitante deverá, no contacto com qualquer elemento da organização, participantes, autoridades públicas, demais visitantes e intervenientes no evento, usar de correção, moderação e respeito;
É expressamente proibido ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens de caráter racista, xenófobo, político ou que incitem à violência;
O visitante não poderá arremessar qualquer objeto no interior do recinto, causar danos nas estruturas imóveis e móveis afetas ao Evento, organização, participantes e/ou residentes;
O visitante não poderá aceder às áreas de acesso reservado e a ele não destinadas;
O visitante deverá respeitar a delimitação do espaço reservado aos espetáculos promovidos pela organização, bem como as regras específicas de acesso aos mesmos;
O visitante deve respeitar as filas existentes e aguardar pela sua vez, nas zonas de alimentação, de comércio, bilhética e de acesso aos espetáculos, e demais locais que possam estar abertos ao público;
Sempre que se trate de um cortejo ou espetáculo itinerante, o visitante deverá afastar-se para que os mesmos possam circular sem pôr em causa figurantes e espectadores;
O visitante deverá colocar o lixo e resíduos nos diversos locais apropriados existentes e criados para o efeito.
É proibido foguear;
O portador de bilhete ou pulseira cujas ações se revelem contrárias às presentes normas poderá ver recusada a sua entrada ou permanência no recinto, sendo o respetivo bilhete cancelado ou a pulseira retirada, sem direito a reembolso do valor pago pela entrada. A Organização do Evento, no uso dos seus poderes de decisão, reserva-se o direito de acionar outros meios legais, nomeadamente que impliquem responsabilidade civil, criminal e ou contraordenacional.
A Organização do Evento reserva-se o direito de alterar ou modificar a programação do Evento.
A Organização do Evento reserva-se o direito de, a todo o tempo, atualizar e introduzir alterações e aditamentos às regras estabelecidas nas normas, sem necessidade prévia de comunicação, pelo que o titular do bilhete deverá, periodicamente, para se manter informado, consultá-las e revê-las no site oficial do Evento www.viagemmedieval.com no qual constará sempre a versão atualizada das mesmas, não podendo alegar desconhecimento de quaisquer alterações e aditamentos efetuados.
O titular do bilhete ou pulseira declara, expressamente, que leu, compreendeu e aceitou, integralmente e sem reservas, estes Termos e Condições e que está totalmente consciente dos direitos e obrigações que deles emanam.
Aos casos omissos aplicar-se-á a legislação em vigor.
Termos e condições de acesso e permanência no recinto do evento
Residentes
Pulseiras
A Organização do Evento disponibiliza gratuitamente pulseiras de acesso aos residentes no perímetro da Viagem Medieval na proporção de 1 residente – 3 pulseiras, de forma a garantir o acesso dos mesmos ao Evento. O número máximo de residentes terá em linha de conta a tipologia da habitação.
Para efeitos de entrega de pulseiras, cada residente deve fazer-se acompanhar de comprovativo de morada, preencher e assinar uma ficha disponibilizada pela Organização.
Estacionamento
Durante a realização do Evento é disponibilizado aos residentes nas ruas de suspensão temporária de trânsito e sempre que possível, lugares de estacionamento gratuito nos Parques da Organização. O rateio dos mesmos é realizado de acordo com a especificidade da situação, bem como do seu histórico.
A Organização tem como objetivo garantir que cada residente tenha 1 lugar de estacionamento gratuito.
Para efeitos de emissão de dísticos de acesso a Parques, cada residente deve preencher e assinar uma ficha disponibilizada pela Organização, anexando cópia de documento único automóvel da(s) viatura(s.)
A quantidade de dísticos, caso possua garagem, será correspondente ao número de lugares de garagem. Caso estacione na rua terá direito a um dístico por viatura que lhe permitirá o acesso a um dos parques da Viagem Medieval.
De forma a não colocar em causa a segurança do público e participantes no Evento, a Organização apela à compreensão dos residentes para que o acesso a garagens, e por conseguinte, circulação dentro do Evento, seja limitada ao estritamente necessário.
No caso de acesso a garagem, os residentes deverão fazer-se acompanhar de documento de identificação válido/comprovativo morada, para efeitos de validação das equipas de segurança e/ou elementos da Organização.
O acesso a garagem por residentes em áreas específicas do evento pode ser vedada (ainda que por breves momentos) para garantir a segurança do público e o cumprimento da programação.
Procedimento de acesso para residentes – Pórtico de acesso obrigatório
Os residentes com dístico de acesso a garagem, devem aceder obrigatoriamente pelo pórtico mais próximo da respetiva rua de residência, a saber:
Rua dos Descobrimentos – P 5 (Casa Cáster)
Rua António Castro Corte Real – P 6 (Orfeão)
Rua Santos Carneiro – P 1 (Igreja Matriz)
Rua Dr. Elísio de Castro – P 3 (Misericórdia)
Rua Dr. Roberto Alves – P 1 (Igreja Matriz)
Alameda Dr. Roberto Vaz Oliveira – P 9 (Castelo)
Rua Jornal Correio da Feira – P 4 (Caixa Geral Depósitos)
Rua do Carvalhal – P 7 (antiga Etar)
Termos e condições de acesso e permanência no recinto do evento
Estabelecimentos (comércio e serviços)
Pulseiras
A Organização do Evento disponibiliza gratuitamente pulseiras de acesso aos funcionários regulares dos Estabelecimentos permanentes (comércio e serviços) em funcionamento no perímetro da Viagem Medieval, mediante apresentação de listagem oficial (exemplo: lista segurança social, funcionários segurados).
Para efeitos de entrega de pulseiras, os Estabelecimentos deverão ainda fazer-se acompanhar de um comprovativo de morada, preencher e assinar uma ficha disponibilizada pela Organização.
Estacionamento
Durante a realização do Evento é disponibilizado aos Estabelecimentos presentes nas ruas de suspensão temporária de trânsito e sempre que possível, estacionamento gratuito nos Parque da Organização. O rateio dos mesmos é realizado de acordo com a especificidade da situação, bem como do seu histórico.
A Organização tem como objetivo garantir que cada estabelecimento, tenha 1 lugar de estacionamento gratuito.
Para efeitos de emissão de dísticos de acesso a Parques, cada estabelecimento permanente deve preencher e assinar uma ficha disponibilizada pela Organização, anexando cópia de documento único automóvel da(s) viatura(s.)
Cargas e descargas
Durante os dias em que decorre a Viagem Medieval, as cargas e descargas só poderão acontecer fora do horário do evento até às 11h00 da manhã.
Clientes específicos de estabelecimento permanente
Durante o horário de funcionamento do Evento não é permitida a entrada no perímetro da Viagem Medieval sem o respetivo bilhete / pulseira ou cartão de acesso a todos os maiores de cinco anos.
Poderão ocorrer as seguintes exceções desde que devidamente articuladas com as autoridades de segurança do Evento:
– Dormidas em estabelecimentos dentro do Perímetro (o acesso é permitido mediante a apresentação de comprovativo de reserva)
– Participação em cerimónias religiosas / fúnebres (desde que a entrada ocorra até 30min. antes da realização da mesma)
– Acesso a serviços públicos (desde que demonstrado, inequivocamente, a necessidade de acesso aos mesmos)
– Operações manutenção e/ou emergência
Restrições
Por motivos de segurança, a montagem/permanência de esplanadas na zona histórica (R. Dr. Elísio de Castro / R. Dr. Roberto Alves / R. das Fogaceiras / Pr. Gaspar Moreira / Pr. da República / Rua do Rossio) será condicionada ou proibida durante o período do evento. A montagem de balcão de venda para o exterior do estabelecimento será permitida. As solicitações serão analisadas caso a caso.
Termos e condições de acesso e permanência no recinto do evento
Animais
É obrigatório o uso, por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos, de coleira ou peitoral que contenha o nome e morada ou telefone do detentor (Decreto lei 314/03). É proibida a presença, na via ou lugar público, de cães sem estarem acompanhados pelo detentor e sem açaime funcional. No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.
É proibido o acesso e permanência de cavalos no Evento, exceção feita aos elementos devidamente autorizados pela Organização do Evento, nomeadamente os que integram o elenco dos espetáculos e/ou áreas temáticas.
Termos e condições de acesso e permanência no recinto do evento
Viaturas
O acesso e permanência de quaisquer veículos a motor no recinto do Evento apenas será permitido nas seguintes situações:
Viaturas de Emergência e/ou Prioritários – Em situações reportadas como de Emergência é concedida entrada em qualquer um dos pórticos de acesso, e pressupõe comunicação antecipada para abertura de Pórtico, por parte dos controladores do mesmo.
Viaturas Câmara Municipal – É concedido acesso às viaturas municipais devidamente identificadas, após validação pelo Centro de Comando (via rádio).
Viaturas sem motor (bicicletas, trotinetes, skates e demais) – O acesso deste tipo de veículos ao recinto do Evento carece de controlo efetuado no Pórtico. Uma vez autorizada a entrada, o utilizador deverá circular com o mesmo pela mão.
Viaturas dos participantes no Evento e de estabelecimentos comerciais inseridos no perímetro da Viagem Medieval, não estão autorizados a aceder ao recinto após as 11h00, pelo que as cargas e descargas devem ser efetuadas obrigatoriamente até esse horário.
Viaturas de Fornecedores do evento não estão autorizados a aceder ao recinto após as 11h00 pelo que as cargas e descargas devem ser efetuadas obrigatoriamente até esse horário.
Após esse período e em situações excecionais e de necessidade comprovada, a Organização disponibiliza um local de utilização limitada localizado junto às Piscinas Municipais.
Viaturas Serviços Fúnebres estão autorizados a aceder ao recinto sempre e quando justificado.