Valor das entradas mantém-se e acesso gratuito a crianças é alargado aos 5 anos

Os valores da pulseira e do bilhete diário de acesso ao recinto da XXVI Viagem Medieval em Terra de Santa Maria não sofreram qualquer alteração em relação à edição de 2022 e a idade mínima sujeita ao controlo de acesso foi alargada dos 3 para os 6 anos. Até aos 5 anos, inclusive, todas as crianças têm entrada gratuita no recinto do evento, que decorre de 2 a 13 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira. Alunos que residam ou estudem no concelho, do 1º ciclo ao secundário, recebem uma pulseira e um voucher para acesso gratuito ao torneio medieval, ofertas do Município.

A decisão de manter os preços da última edição, de alargar a idade de acesso gratuito na infância e de estender a oferta de pulseiras aos alunos do ensino secundário visa proporcionar aos visitantes a oportunidade de usufruírem da Viagem Medieval em família, num contexto económico mais exigente para o público e organização, perspetivando ainda fortalecer o sentimento de identidade e pertença de crianças e jovens em torno de uma recriação histórica que é património de Santa Maria da Feira e de Portugal.

A compra antecipada da pulseira permite economizar até 2 euros por unidade e a opção pelos packs promocionais de quatro pulseiras, numa embalagem prestígio, representa uma poupança até 8 euros, para além da oferta de pendão oficial do evento e descontos em produtos da Loja Oficial.

A primeira fase de pré-venda da pulseira decorre até 16 de julho (8 euros) e a segunda de 17 a 30 de julho (9 euros), seguindo-se a venda, de 31 de julho a 13 de agosto (10 euros). No mesmo período, encontram-se disponíveis os bilhetes diários, pelo valor fixo de 4 euros (de segunda a quinta-feira) e 5 euros (sextas-feiras, sábados e domingos), válidos para uma entrada no recinto.

Para além da compra online, através da Ticketline, há 217 pontos de venda em lojas aderentes, onde o visitante poderá adquirir a pulseira ou o bilhete diário, também disponível nos pontos de venda físicos espalhados pelo concelho de Santa Maria da Feira.

As pulseiras adquiridas online ou na rede de pontos Ticketline serão trocadas pelas pulseiras físicas em qualquer entrada do recinto, dispensando a deslocação a uma bilheteira local. Estas e outras informações úteis encontram-se detalhadas aqui: www.viagemmedieval.com/acesso-ao-recinto.

Para os aficionados pelo evento, a pulseira da Viagem Medieval continua a ser um objeto de coleção, cujas cores e elementos gráficos remetem para a temática de cada edição.

Este ano, a pulseira concebida para o público tem como base o vermelho e o branco, cores dominantes da bandeira de Nuno Álvares Pereira, estratega da Batalha de Aljubarrota, braço direito do rei D. João I, Mestre de Avis, em vários confrontos militares, ostentando – ao centro e a azul – a Cruz dos Pereira.

Por sua vez, a pulseira criada para os alunos, inspirada no brasão da Ordem de Avis e na bandeira de Nuno Álvares Pereira, apresenta o verde, o vermelho e o branco como cores dominantes, homenageando o rei e o condestável do reino.


De 2 a 13 de agosto de 2023, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai recriar episódios emblemáticos do reinado de D. João I, “O da Boa Memória”, marcado pela guerra contra Castela, pela defesa da independência e pelo fortalecimento da nação, onde sobressaem feitos militares como a Batalha de Aljubarrota e a conquista de Ceuta.